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15ª Edição do Minas Trend propõe um olhar profundo sobre edições anteriores

A próxima edição do Minas Trend, evento realizado pela FIEMG – Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais –, que acontece entre os dias 7 e 10 de outubro no ExpoMinas (BH), propõe uma reflexão diante dos resultados de suas últimas edições.  O evento – que já colocou em discussão temas como sustentabilidade, busca de identidade, relações entre tradição e tecnologia, parcerias entre os segmentos da moda, interfaces entre os setores e valorização das características produtivas locais como fonte de inspiração e geração de conteúdo estético e processual – tem por objetivo, nesta temporada, definir tais abordagens como premissas para o futuro. “Nossa ideia é fazer com que as pessoas entendam que tudo o que discutimos até agora é imprescindível para qualquer processo produtivo”, explica Pedro Lazaro, arquiteto e responsável pela cenografia do evento. “Daí o tema Nós, Hoje, Sempre, que, sintetizado, significa a busca pelo entendimento da nossa própria cultura através de premissas da nossa era para chegar num futuro viável”, acrescenta. 

Justamente por esse motivo, a exposição da entrada do Minas Trend será com peças da estilista mineira Patricia Bonaldi, que no começo de sua carreira participou de maneira tímida do Minas Trend e hoje é reconhecida internacionalmente. A estilista simboliza a força dessas premissas e a geração de negócios e de resultados. As peças exibidas serão as mesmas do primeiro desfile de Patricia na semana de moda de Paris, em 26 de setembro. 

Outra exposição, do designer Rogério Lima, aborda a moda como fator socializante. Sua pesquisa se baseou em vídeos feitos com moradores de rua, que acabam se tornando seres invisíveis, completamente à margem da sociedade. Rogério abordou essas pessoas e entregou uma de suas bolsas para cada uma delas. Usando o acessório, a presença desses moradores de rua começou a ser notada. 

A cenografia do Minas Trend terá inspiração na obra “Mensagem ao léu”, do artista mineiro Eder Santos. Outra novidade é o nome de Paulo Martinez, que assina o styling do desfile de abertura e para isto conta com a preciosa assistência do mineiro David Leite. A beleza de todos os desfiles fica a cargo de Ricardo dos Anjos, que já foi responsável pelo make em 2010. 

Difusão de conhecimento 

O SESI e o SENAI apresentam uma novidade nesta edição. Ao invés de se apresentarem em seus estandes tradicionais, alunos do SENAI Modatec e das escolas móveis do SENAI participarão de um trabalho coletivo que resultará em uma grande instalação. Personalidades, entre estilistas, designers, e artistas, atuarão em parceria com esses jovens talentos na elaboração de uma coleção completa (roupas, bolsas, bijuterias, sapatos). A inspiração das coleções será ligada a algumas áreas de atuação do SESI Cultura.    

O objetivo dessa ação é aproximar a academia do processo de produção, desde o momento da concepção de um tema da coleção até o resultado final, ou seja, a peça pronta. Os estudantes e os artistas serão divididos em quatro grupos e cada grupo vai ser responsável por elaborar três looks. Todo o processo produtivo será documentado. O resultado do trabalho será apresentado em um desfile projetado em telas em 3D. A instalação contará também com a exibição do documentário de cada coleção, bem como do material usado durante a concepção do projeto: desenhos, tecidos, amostras de materiais. O público visitante poderá utilizar esse material para fazer intervenções em manequins.

Ações sociais

A parceria firmada com o Projeto Minas Pela Paz na última edição do Minas Trend se renova: as camisetas criadas pelas grifes Faven, Mabel Magalhães, Lucas Magalhães, GIG, Vivaz, Mary Design, Barbara Bela, Rogério Lima e Raquell Doisélles, que foram expostas na última edição do evento, estarão agora à venda. O intuito é promover a geração de renda e o envolvimento do setor na busca incessante do desenvolvimento social. Toda a produção contou com o trabalho voluntário dos estilistas e profissionais envolvidos e as ilustrações procuram evidenciar o DNA de cada marca e, através da moda, disseminar o conceito de paz e compromisso com uma sociedade melhor.

O projeto Minas Pela Paz é uma iniciativa da FIEMG e de 26 empresas privadas que buscam promover ações preventivas contra o crime, estimulando a educação e a inserção social de ex-detentos.

Serviço

Minas Trend – Outono/Inverno 2015

07 a 10 de outubro 2014

Minas Trend - ExpoMinas – Belo Horizonte – MG

www.minastrend.com.br

Fonte: Portal Textília.net

Publicado em 22/09/2014